Nos últimos tempos, muitos de nós transformámos as nossas casas em escritórios. Reinventaram-se métodos,
estratégias, relações de trabalho e até negócios inteiros! Fechados em casa, abrimos portas a uma nova realidade
laboral: uma “nova normalidade”.
Neste contexto, o online depressa substituiu o presencial e, no caso da formação, os LMS (Learning Management
Systems), afirmaram-se como as melhores ferramentas para adquirir conhecimento e aumentar capacidades online.
No entanto, no momento de escolher um LMS, deparamo-nos com um variado número de plataformas disponíveis no mercado.
Sabe qual a melhor opção para o seu caso específico? Para o ajudar nessa decisão, deixamos-lhe aqui algumas dicas e
fatores a ponderar:
1. A que tipo de público se destina?
Saber a que público se destina a formação, contribui bastante para esta decisão. Se for um público mais jovem, à
partida mais ambientado com as novas tecnologias, poderá ser utilizada uma plataforma mais sofisticada, com maior
nível de complexidade. Se, pelo contrário, o público-alvo não dominar estas tecnologias, deverá ser utilizada uma
plataforma mais simples e de fácil acesso. Determinado o público alvo, poderá eliminar algumas plataformas da lista
de possíveis LMS a utilizar.
2. Características de socialização
A aprendizagem é, entre muitas outras coisas, uma atividade social: aprendemos uns com os outros, seja com
professores, com colegas ou com amigos. Assim, poderá também equacionar este tópico na busca de um LMS, adequando-o
às suas necessidades. É importante verificar que tipo de caraterísticas de socialização a plataforma oferece e se
são de fácil utilização: se tem chats e fóruns fluentes e interativos que permitem contacto direto com professores e
colegas, ou desafios e trabalhos em grupos, que estimulam a partilha de conhecimento e experiências, entre outros.
3. Interação Intuitiva
Esta característica é fundamental para o sucesso de uma formação online, pois vai definir todo o desenrolar da
própria formação. Como se pode fazer um exercício ou responder a um desafio se não conseguimos sequer encontrá-lo na
plataforma? Uma interação intuitiva, vai, não só facilitar a navegação dentro da plataforma, como poderá cativar os
formandos a interagir com ela, especialmente se não estiverem muito à vontade com as tecnologias.
4. Gestão da formação
Tal como acontece numa formação convencional, é necessário existir uma boa gestão da formação online, para podermos
obter os melhores resultados. No momento de escolher um LMS, é importante verificar este aspeto. Há plataformas que
fazem a gestão de forma automática, mas isso poderá não agradar a todos, pois certos parâmetros podem não estar de
acordo com o que é pretendido.
Acreditamos que com estas considerações, será mais fácil fazer a sua escolha. Convém ainda referir que igualmente
importante é o conhecimento das técnicas de utilização destas plataformas e das suas funcionalidades. Nos últimos
meses, a GET Consulting tem desenvolvido métodos e ferramentas que contribuem para um melhor desenvolvimento e
gestão de cursos e formações à distância, garantindo um melhor aproveitamento dos LMS e da modalidade online de
formação, e contribuindo para a produtividade das empresas e da economia em geral, no contexto particularmente
desafiante em que vivemos.